quarta-feira, 2 de outubro de 2013

WD-40 A HISTÓRIA DE UMA MARCA

Pode-se afirmar que o WD-40 é um produto indispensável, adquirido por uma infinidade de consumidores que o utilizam na indústria, na automação, na aviação, no comércio de ferragens, em casa, na construção, na agricultura, no setor elétrico,  náutica, etc. Sua múltipla utilização fez de WD-40 um produto encontrado na maioria dos lares mundiais. Aplicações tão curiosas como:  tirar restos de alcatrão, são argumentos para o aumento da legião de utilizadores que já conhecem a versatilidade do produto.
-
A história
Tudo começou em 1953, quando a pedido da NASA (Agência Aeroespacial Americana), uma pequena companhia, fundada pelo químico Norm Larsen e mais dois investidores, chamada Rocket Chemical Company, instalada num pequeno laboratório na cidade de San Diego, estado americano da Califórnia, desenvolveu um produto resistente a corrosão para a manutenção e uso na indústria aeroespacial chamado WD-40. O nome do novo produto era composto das iniciais de Water Displacement, dispersor de água em inglês, e do número 40, pois a fórmula perfeita do produto só foi conseguida na 40ª tentativa.

 Inicialmente WD-40 foi concebido para o uso em proteção de mísseis e na fuselagem de aeronaves (a empresa aeroespacial Convair foi a primeira a utilizar a linha de produtos contra ferrugem e corrosão nos mísseis Atlas), por ser um excelente inibidor de óxido e corrosão, lubrificante e limpador de metais.Porém, não demorou muito para os funcionários da empresa, começarem a descobrir uma quantidade enorme de novas aplicações para o produto: limpava quadros negros, conservava artigos de couro, removia cola-tudo e adesivos, matava baratas e, claro, tirava ferrugem. Além de seu uso na indústria, possuía claramente um mercado consumidor, especialmente quando começou a ser envasado em latas de aerossol (nas cores amarela e azul-escuro) para ser utilizado em pequenas fábricas e para uso doméstico, e colocado a venda nas prateleiras de supermercados e lojas de ferramentas da cidade de San Diego em 1958.

Em 1960, a empresa dobra de tamanho e aumenta seus investimentos. No ano seguinte, em 1961, uma ligeira essência é adicionada à fórmula do WD-40, para evitar o odor de petróleo destilado, sendo esta a única modificação efetuada na fórmula original até os dias. Foi então, que o produto começou a ser utilizado para reparar e manter peças de automóveis afetados por desgaste, corrosão e ferrugem. Sendo assim, a empresa amplia sua área de atuação e inicia as vendas em outros países, inclusive no Brasil. No ano seguinte, um enorme desastre natural, o furacão Carla, que atingiu a costa da Flórida causando tempestades e enchentes, elevou de forma enorme a procura pelo produto. Imediatamente, todo o estoque de WD-40 foi mandado para lá com o objetivo de salvar os equipamentos e carros atingidos pelo desastre. O resultado foi um sucesso. No final da década, em 1969, com o início da Guerra do Vietnã, WD-40 se torna item obrigatório para todos os soldados americanos como forma de proteger as armas da ferrugem e da umidade da região. No mesmo ano, a Rocket Chemical adota o nome do seu único produto e passa a se chamar WD-40 Company.

-

-

Nenhum comentário:

Postar um comentário