terça-feira, 29 de outubro de 2013

SAM WALTON- WAL MART-SAMS CLUB

Discurso de Sam Walton , fazendo a abertura de programa de treinamento para seus funcionários.

Quem sou eu?

Eu sou o homem que vai a um restaurante, senta-se à mesa e pacientemente espera, enquanto o garçom faz tudo, menos o meu pedido.

Eu sou o homem que vai a uma loja e espera calado, enquanto os vendedores terminam suas conversas particulares.

Eu sou o homem que entra num posto de gasolina e nunca toca a buzina, mas espera pacientemente que o empregado termine a leitura do seu jornal.

Eu sou o homem que explica sua desesperada e imediata necessidade de uma peça, mas não reclama quando a recebe após três semanas somente.

Eu sou o homem que, quando entra num estabelecimento comercial, parece estar pedindo um favor, ansiando por um sorriso ou esperando apenas ser notado.

Eu sou o homem que entra num banco e aguarda tranqüilamente que as recepcionistas e os caixas terminem de conversar com seus amigos, e espera pacientemente enquanto os funcionários trocam idéias entre si ou, simplesmente abaixam a cabeça e fingem não me ver.

Você deve estar pensando que sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria problemas. Engana-se. Sabe quem eu sou?
"Eu sou o cliente que nunca mais volta!".
Divirto-me vendo milhões sendo gastos todos os anos em anúncios de toda ordem, para levar-me de novo à sua firma. Quando fui lá, pela primeira vez, tudo o que deviam ter feito era apenas a pequena gentileza, tão barata, de me enviar um pouco mais de "cortesia".

"Clientes podem demitir todos de uma empresa, do alto executivo para baixo, simplesmente gastando seu dinheiro em algum outro lugar".

SAM WALTON

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

WD-40 A HISTÓRIA DE UMA MARCA

Pode-se afirmar que o WD-40 é um produto indispensável, adquirido por uma infinidade de consumidores que o utilizam na indústria, na automação, na aviação, no comércio de ferragens, em casa, na construção, na agricultura, no setor elétrico,  náutica, etc. Sua múltipla utilização fez de WD-40 um produto encontrado na maioria dos lares mundiais. Aplicações tão curiosas como:  tirar restos de alcatrão, são argumentos para o aumento da legião de utilizadores que já conhecem a versatilidade do produto.
-
A história
Tudo começou em 1953, quando a pedido da NASA (Agência Aeroespacial Americana), uma pequena companhia, fundada pelo químico Norm Larsen e mais dois investidores, chamada Rocket Chemical Company, instalada num pequeno laboratório na cidade de San Diego, estado americano da Califórnia, desenvolveu um produto resistente a corrosão para a manutenção e uso na indústria aeroespacial chamado WD-40. O nome do novo produto era composto das iniciais de Water Displacement, dispersor de água em inglês, e do número 40, pois a fórmula perfeita do produto só foi conseguida na 40ª tentativa.

 Inicialmente WD-40 foi concebido para o uso em proteção de mísseis e na fuselagem de aeronaves (a empresa aeroespacial Convair foi a primeira a utilizar a linha de produtos contra ferrugem e corrosão nos mísseis Atlas), por ser um excelente inibidor de óxido e corrosão, lubrificante e limpador de metais.Porém, não demorou muito para os funcionários da empresa, começarem a descobrir uma quantidade enorme de novas aplicações para o produto: limpava quadros negros, conservava artigos de couro, removia cola-tudo e adesivos, matava baratas e, claro, tirava ferrugem. Além de seu uso na indústria, possuía claramente um mercado consumidor, especialmente quando começou a ser envasado em latas de aerossol (nas cores amarela e azul-escuro) para ser utilizado em pequenas fábricas e para uso doméstico, e colocado a venda nas prateleiras de supermercados e lojas de ferramentas da cidade de San Diego em 1958.

Em 1960, a empresa dobra de tamanho e aumenta seus investimentos. No ano seguinte, em 1961, uma ligeira essência é adicionada à fórmula do WD-40, para evitar o odor de petróleo destilado, sendo esta a única modificação efetuada na fórmula original até os dias. Foi então, que o produto começou a ser utilizado para reparar e manter peças de automóveis afetados por desgaste, corrosão e ferrugem. Sendo assim, a empresa amplia sua área de atuação e inicia as vendas em outros países, inclusive no Brasil. No ano seguinte, um enorme desastre natural, o furacão Carla, que atingiu a costa da Flórida causando tempestades e enchentes, elevou de forma enorme a procura pelo produto. Imediatamente, todo o estoque de WD-40 foi mandado para lá com o objetivo de salvar os equipamentos e carros atingidos pelo desastre. O resultado foi um sucesso. No final da década, em 1969, com o início da Guerra do Vietnã, WD-40 se torna item obrigatório para todos os soldados americanos como forma de proteger as armas da ferrugem e da umidade da região. No mesmo ano, a Rocket Chemical adota o nome do seu único produto e passa a se chamar WD-40 Company.

-

-